O nosso organismo passa por algumas adaptações durante o verão e o calor que o acompanha. Durante essas mudanças, a alimentação é uma maneira de controlar os efeitos na nossa saúde e, por isso, também deve ser adaptada para a temporada de temperaturas elevadas.
Mas o que devemos consumir e o que devemos evitar durante o verão?
A nutricionista, Dra. Jéssica Mayara Arruda Dias, de CRN-8 9378, reforça quais são os principais cuidados com a alimentação nessa época do ano. E começa lembrando que o básico e fundamental é manter uma dieta equilibrada.
O mais importante é manter uma dieta equilibrada, garantindo a obtenção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
— Dra. Jéssica Dias
Mas existem alguns alimentos que são especialmente bem-vindos nas refeições durante os dias de calor. Veja indicação da nutricionista:
- Priorizar alimentos ricos em água. Frutas e verduras, como melancia e pepino, que possuem alta densidade de água, contribuem para a hidratação do corpo e são boas pedidas para enfrentar o calor.
- Incluir fontes de eletrólitos na rotina. Para compensar a perda de sais minerais, causada pela transpiração excessiva, a água de coco ou as bebidas esportivas são grandes aliadas.
- Preferir proteínas magras. Substituir a carne bovina pela carne branca é recomendado, pois as proteínas mais gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo.
Enquanto esses alimentos ajudam a manter a hidratação, a minimizar o impacto térmico no metabolismo e promovem conforto nos períodos de calor intenso, existem aqueles que provocam o efeito inverso. Confira quais comidas devem ser evitadas no verão:
- Evitar refeições pesadas. Porções muito grandes de comida e com alimentos que pesam na digestão, não são uma boa combinação com o calor e podem trazer muito desconforto gastrointestinal.
- Reduzir os alimentos ricos em gordura saturada e sal. Alimentos processados e frituras podem aumentar a sensação de inchaço e a retenção de líquidos durante as altas temperaturas.
- Diminuir o consumo de bebidas cafeinadas e alcoólicas. Esses tipos de bebidas contribuem para a desidratação do corpo e, por isso, devem ser consumidas com moderação no calor.
Armazenamento e higiene alimentar: um cuidado importante no verão
Além da atenção à dieta, a nutri também lembra que o cuidado com o armazenamento e higiene dos alimentos também é uma questão importante. Sempre refrigere corretamente a comida e evite o consumo de alimentos perecíveis que ficaram longos períodos ao ar livre.
Agora sim, com essas dicas, você está pronto para curtir o verão!
Fonte: Globo
Adicionar comentário