Início » Blog Layout 1 » Academia de Letras de Porto Seguro empossa nova diretoria e recebe novos membros
Porto Seguro

Academia de Letras de Porto Seguro empossa nova diretoria e recebe novos membros

Diretoria do Biênio 2022/2024 a esquerda, Rod Pereira - Secretário; Paulo Sérgio Rosseto - Vice Presidente; ao centro Carleone Filho - Presidente e a direita Verônica Souza - Diretora de Acervo Documental e Bibliotecas.

Após dois anos praticamente sem atividade devido à pandemia, a Academia de Letras de Porto Seguro (ALPS) retoma seus trabalhos presenciais com a posse da Diretoria, e a posse de novos imortais, em Sessão Solene a ser realizada na próxima sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 19:00h, a Academia de Letras de Porto Seguro (ALPS), reúne-se no CEMPEC para empossar a sua diretoria e os membros Gilvan Florêncio e João Fernandes.

Nova Diretoria da Academia

A diretoria que tem possui mandato de dois anos e é composta por Presidente, Carleone Filho; Vice Presidente, Paulo Sérgio Rosseto; Secretária, Rod Pereira; e na área de Acervo Documental e Bibliotecas, Verônica Souza.

Segundo Carleone, a gestão terá grandes desafios, após esse hiato de dois anos. Mas acredita que a Academia deverá se reafirmar e reforçar o papel central da cultura na sociedade e para isso promete um calendário bem amplo e inclusivo. Sobre ocupar a presidência da Academia, Carleone diz:

“Estar à frente da Academia de Letras em Porto Seguro é, para mim, uma honra e um agradável desafio. Escolhi a Língua Portuguesa e a Literatura como profissão e lazer – Sou professor e poeta e sei o quanto é importante termos uma Academia como esta em nosso Município! Fico muito grato pelo respeito e a confiança em mim depositada, primeiro para integrar a Instituição e agora para presidi-la. Ocupo com grande admiração a Cadeira 17, que tem como patrono Manuel Quirino, um intelectual abolicionista, afrodescendente, fundador do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, escritor, pioneiro nos registros antropológicos em nosso Estado e na valorização da Cultura Africana.”

Novos Imortais

A Academia de Letras de Porto Seguro ganha dois novos membros, que serão empossados e que a partir de agora passam a ser figuras constantes em todas as reuniões da instituição. Eles são novidades na academia, mas antigos no mundo das letras.

Gilvan Florêncio, 65 anos e filho da terra, irá ocupar a cadeira nº 4 cujo o patrono é Gregório de Matos. Gestor Público, 2 vezes eleito vereador de Porto Seguro, poeta, adepto aos babas (futebol) com os amigos no final de semana. O novo imortal afirma:

“É um momento novo, o sentimento maior será na hora da posse. A indicação foi feita a quase dois anos, mas em virtude da pandemia só agora tomaremos posse. Tenho vários amigos na Academia, isso deve ter contribuído para a indicação.”  Ri Gilvan, que emenda “Sinto-me honrado como filho da Cidade pela indicação. Estarei junto com todos para consolidar ainda mais os princípios da Academia. Afirma o imortal.

Academico-Gilvan-Florencio
Gilvan Florêncio

Para o escritor João Fernandes, 73 anos, nascido em Caém, interior da Bahia e que após uma temporada no Rio de Janeiro escolheu Porto Seguro para morar.  é um grande momento, e afirma:

“Naturalmente, será para mim um momento importante e inédito, que me dará prazer e a sensação de orgulho, até porque terei a oportunidade de conhecer os confrades e confreiras que ainda não conheço. Será de fato um momento ímpar. O dia 16 de dezembro de 2022 será com certeza antológico.”

Academico - João Fernandes
João Fernandes