O Governo da Bahia suspendeu a contratação de obras e serviços de uma reforma no Aeroporto Internacional de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, e da construção de um novo terminal aeroviário da região. A licitação suspensa serviria para delegar, por meio de uma PPP [Parceria Público-Privada], a operação, manutenção, administração e exploração do aeroporto conjugada com a construção do intitulado Novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento, que ficaria na cidade vizinha de Santa Cruz Cabrália. A medida foi anunciada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) na última sexta-feira (1°).
A licitação previa a construção de um novo terminal aeroviário no município de Santa Cruz Cabrália, com capacidade para receber até 4 milhões de passageiros por ano. O projeto também contemplava a reforma do atual aeroporto de Porto Seguro.
Em julho deste ano, o governo do estado apresentou o projeto do novo aeroporto na Bolsa de Valores de São Paulo, como forma de atrair investidores nacionais e internacionais interessados em construir e administrar o terminal.
No ano passado, o governo estimou que em torno de dois milhões de pessoas tinham passado pelo atual aeroporto, que é o segundo maior do estado, ficando atrás apenas do de Salvador. Com o novo terminal, a previsão seria de receber de início o dobro de passageiros. O custo previsto para a construção e operação do equipamento giraria em R$ 7,6 bilhões.
A suspensão da licitação pode afetar o cronograma de obras do governo da Bahia, que pretende inaugurar o novo aeroporto até 2025.
*Por N.R. Fotos: Divulgação.
Alô Alô Bahia
*
Adicionar comentário