Apresentado em julho, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o projeto do novo Aeroporto Internacional Costa do Descobrimento, no município de Santa Cruz Cabrália, sofreu um revés na última semana. Segundo a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), em contato com o Alô Alô Bahia, o processo de licitação para construção do terminal foi suspenso. Segundo a pasta, a medida visa a reavaliação de aspectos técnicos do projeto de Parceria Público-Privada (PPP).
O projeto anterior, cujas informações e modelagem econômica foram expostas por equipe técnica da Seinfra e da BahiaInvest, tinha o objetivo de atrair investidores nacionais e internacionais interessados em construir e administrar o aeroporto. De acordo com a Ascom do orgão, uma nova data para a realização do leilão será definida posteriormente.
A ideia do Governo do Estado, com a construção do novo terminal aeroviário, é complementar a capacidade do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, o segundo maior do estado e o terceiro maior do Nordeste em movimentação de passageiros e aeronaves. Estima-se que, só em 2022, 2 milhões de passageiros circularam pelo equipamento, em um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.
“Além de ser um ponto de desembarque e embarque de turistas, é o único equipamento aeroviário regional que opera com deslocamento nacional e internacional de cargas no estado. Com o novo aeroporto poderemos ampliar rotas e possibilitar novos negócios e mais desenvolvimento econômico para a Bahia”, explicou o secretário Sérgio Brito, ainda em julho.
Os prazos para recebimento das propostas e para realização do leilão estavam previstos para 18 e 27 de setembro, respectivamente. O projeto que será revisto prevê a construção, operação, manutenção, administração e exploração comercial do novo equipamento, durante 30 anos, além de obras de requalificação e operação temporária do atual aeroporto de Porto Seguro.
* Por José Mion. Foto: Ilustração / Acquamarina.
Adicionar comentário