Início » Blog Layout 1 » Benefícios da aromaterapia: descubra mais sobre a prática
Lifestyle

Benefícios da aromaterapia: descubra mais sobre a prática

Com o iniciar de um novo ano, chega o momento de adquirir novos hábitos saudáveis. Seja com a prática de exercícios físicos, uma dieta balanceada ou começando a meditar, muitas pessoas usam essa de renovação para melhorar sua relação com a saúde e bem-estar. Outra forma de fazer isso é por meio da aromaterapia.

Essa técnica usa óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais e seus odores para promover o bem-estar físico, emocional e mental. Ou seja, vai ajudar você a começar o ano mais relaxado e com disposição para encarar todos os desafios que vem pela frente!

Estudos dizem que os benefícios da aromaterapia não são apenas mentais, induzindo sensações relaxantes ou estimulantes. A prática tem também o poder de fortalecer o organismo e a combater problemas fisiológicos.

De acordo com a Dra. Jackeline Barbosa, médica, especializada em Aromaterapia, algumas combinações proporcionam, entre outros benefícios, a redução do estresse e da ansiedade.

Assim, ela pode servir para diversos objetivos. Entre os benefícios da aromaterapia estão:

  • Aliviar sintomas de ansiedade
  • Melhorar a saúde do sono e eliminar a insônia
  • Tratar certas doenças respiratórias
  • Diminuir dores musculares
  • Auxiliar na saúde da mulher
  • Aumentar a concentração

Como funciona a aromaterapia?

Na técnica, são usados óleos essenciais, que podem ser inalados ou aplicados em banhos aromáticos ou em massagens. São as substâncias presentes nesses óleos que garantes os benefícios da aromaterapia.

Partículas das substâncias se desprendem e estimulam as células nervosas, ativando certas áreas do cérebro que causam as reações emocionais e fisiológicas.

Escolhendo os óleos essenciais

De acordo com a consultora da Oshadhi, cada óleo essencial pode ter funções diferentes, sendo necessário analisar qual é o ideal para você. Alguns, por exemplo, são melhores para quem quer relaxamento e tranquilidade.

“Óleos essenciais como Lavanda, Camomila, Laranja e Bergamota são conhecidos por terem propriedades relaxantes e por ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade, além de auxiliar na melhoria da qualidade do sono e estimular sentimentos de alegria e tranquilidade”, explica a especialista. Já os aromas cítricos são muito associados às sensações de vitalidade, energia e alegria.

Fora isso, também é preciso pensar em outros aspectos antes de comprar os óleos essenciais. Os melhores são aqueles de marcas específicas para aromaterapia e que sejam 100% puros e naturais, sem aditivos ou fragrâncias artificiais.

Fonte: Alto Astral

About the author

Redação

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário