Início » Blog Layout 1 » CDL e ABIH solicitam à prefeitura e câmara estudos para implantação do Estacionamento Rotativo
Porto Seguro

CDL e ABIH solicitam à prefeitura e câmara estudos para implantação do Estacionamento Rotativo

Em vista das dificuldades encontradas em Porto Seguro no que tange ao ordenamento das vias públicas, situação agravada nos períodos de alta temporada e feriados prolongados, da qual a nossa cidade recebe um alto fluxo de turistas. O Clube de Diretores Lojistas – CDL e ABIH – Porto Seguro encaminharam ofícios a prefeitura e a câmara de vereadores salientando que, além dos impactos no trânsito, o município tem sido constantemente vítima de agressões motivadas por pessoas em situação de rua.

“Esta é uma realidade que está ficando cada vez mais insustentável, tanto para os empresários e comerciantes, como para moradores e clientes”, afirma Vinícius Brandão, presidente da CDL Porto Seguro. “Há relatos e vídeos de pessoas idosas sendo agredidas, pneus de carros esfaqueados, lojas sendo saqueadas e/ou arrombadas, hotéis sendo invadidos, entre outros fatos inaceitáveis que estão acometendo todo nosso perímetro de comércio em que os ditos flanelinhas estão instalados”, complementa.

Nos últimos meses o número de ocorrências geradas por moradores de rua que importunam passantes e turistas tem incomodado o comércio local. Recentemente, circulou nos grupos de whatsapp e redes sociais, um vídeo de um idoso sendo agredido por uma moradora de rua, na 22 de abril, não tendo suporte nem da Segurança Comunitária, que aparece nas imagens e nada fazem, posteriormente conduzida a delegacia, porém a noite já estava perambulando pelas ruas novamente.

Em breve podemos voltar a Zona Azul em Porto Seguro

“Receamos que todas essas condutas geradas por parte destas pessoas em situação de rua, tenham uma repercussão negativa para o nosso município, principalmente por acometer e colocar em risco não somente a nós cidadãos, como também aos nossos turistas que tanto investimos para atrair para a região”, afirma Kevin Sebastian, secretário da CDL Porto Seguro.

Diante dos fatos, a CDL e a ABIH se reúnem para solicitar à gestão pública e câmara municipal de Porto Seguro que viabilizem estudos para implantação do Estacionamento Rotativo nos moldes já discutidos em reuniões que ocorreram em 2022. O projeto inicial se encontrava sobre a Responsabilidade da PorTran, porém informações apontam que atualmente a pauta se encontra sobre a responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança, comandada pelo coronel da reserva, Valter Serpa.

“Estamos em uma situação delicada do ponto de vista comercial e turístico em nosso município. A segurança pública está diretamente afetada e é, historicamente, insuficiente para todas as demandas locais, no que tange investimentos do Estado. Apesar do grande empenho do policiamento local para coibir ações criminosas e fiscalizar as ações das pessoas em situação de rua, não se torna suficiente sem a implementação de um novo serviço de ordenamento do estacionamento e, consequentemente, do trânsito.”, explica Vinícius Brandão, da CDL.

A questão é uma pauta que deverá ser discutida e planejada por toda a sociedade, pois se trata não somente do ordenamento do trânsito, como também envolvem segurança e saúde pública. De fato o Estacionamento Rotativo é uma realidade presente em todas as metrópoles e uma das principais alternativas de organização e planejamento de cidades.

About the author

Redação

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário