Cuidadores de pessoas são cada vez mais requisitados na região da Costa do Descobrimento. Profissionais atuam em residências e hospitais, prestando auxílio a idosos, gestantes e crianças
Da redação de Eunápolis
Eunápolis, BA – O aumento da população idosa no Brasil tem impulsionado o crescimento da demanda por cuidadores de pessoas, profissionais responsáveis por garantir o bem-estar e prestar auxílio ao paciente no cotidiano. Na região da Costa do Descobrimento, a procura por profissionais qualificados para atuar na área vem se ampliando.
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a expectativa de vida no Brasil subiu de 72,8 anos em 2021 para 76,2 anos, com a expectativa de alcançar a faixa de 88,2 anos em 2100. O aumento da população idosa implica no crescimento da demanda de cuidadores, profissionais que prestam auxílio em atividades cotidianas como alimentação, higiene pessoal, locomoção e administração de medicamentos. Eles também podem oferecer apoio emocional e social aos idosos, contribuindo para a sua qualidade de vida.
Além dos cuidados com idosos, os cuidadores de pessoas também são requisitados em hospitais e clínicas médicas. Nesses ambientes, eles atuam em conjunto com enfermeiros e técnicos de enfermagem, prestando auxílio a pacientes que necessitam de cuidados especiais. A atuação dos cuidadores em hospitais e clínicas permite que esses profissionais se concentrem em suas tarefas essenciais, melhorando a qualidade geral dos serviços de saúde oferecidos por essas instituições.
“A demanda será ampliada significativamente e a profissão de Cuidadores de Pessoas vem sendo valorizada devido a procura crescente”, informa Mirabeau Andrade, Diretor Executivo da Acuidar, uma empresa de prestação de serviços de cuidadores de pessoas que atua na região.
Na Costa do Descobrimento, o número de cuidadores também vem se ampliando. Segundo Mirabeau Andrade, “breve, será realizado mais um curso para cuidadores de pessoas na cidade de Eunápolis; a demanda será ampliada significativamente devido a procura crescente”, informou.
Para ingressar na área, o profissional deve realizar cursos de especialização, com duração de 80 a 160 horas, além de ter mais de 18 anos. A remuneração varia de acordo com as horas trabalhadas e grau de profissionalização.
O papel dos cuidadores de pessoas
Os cuidadores de pessoas são profissionais essenciais para o bem-estar de idosos, gestantes, crianças e demais pessoas que necessitam de cuidados especiais. Eles prestam auxílio em atividades cotidianas, oferecendo apoio emocional e social, contribuindo para a qualidade de vida dessas pessoas.
Para maiores informações ligue para a central da Acuidar Eunápolis pelo telefone (73) 9 9140-4244 ou (73) 3512-5464.
Adicionar comentário