Por Fábio Del Porto
Empreendedor e coach, Guga Brito vem desde 2019 realizando palestras em escolas da periferia de Eunápolis, na Bahia. Com seu jeito carismático e inteligente, ele tem conquistado o coração e mentes de jovens alunos, professores e integrantes das comunidades dos bairros por onde passa.
Eunápolis – Em suas palestras, Guga Brito aborda a importância da gestão das emoções, uma habilidade fundamental para o bem-estar emocional e para melhorar relacionamentos pessoais e profissionais. Ele explica que, para gerenciar as próprias emoções, é preciso primeiro compreendê-las.
“As emoções são energias que nos movem, e quando não as entendemos, elas podem nos dominar”, afirma Guga Brito. “Por isso, é importante aprender a identificá-las, a compreender o que as causa e a encontrar formas saudáveis de expressá-las.”
O coach também fala sobre a importância de lidar com as emoções dos outros. “Quando entendemos as emoções dos outros, podemos nos comunicar de forma mais eficaz e construir relacionamentos mais saudáveis”, diz ele.
Guga Brito já realizou mais de 50 palestras em escolas de Eunápolis, onde já atendeu aproximadamente 1500 pessoas. Ele acredita que seu trabalho é fundamental para ajudar as pessoas a viverem uma vida mais plena e feliz.
“Meu objetivo é contribuir de alguma forma com as pessoas, ajudá-las a administrar melhor suas emoções”, afirma ele. “Sei que um momento apenas como este é muito pouco diante do tamanho que é este assunto, mas, já é um começo, é a forma que encontrei de ajudar a transformar vidas.”
Histórias de sucesso
Guga Brito já ouviu várias histórias de sucesso de estudantes que participaram de suas palestras. Um professor, por exemplo, relatou que, depois de assistir a uma palestra, sua mente ficou acelerada e chegando em casa não conseguiu dormir, de tanto que tudo aquilo que ele ouviu mexeu com ele. Isso fez com que ele parasse e pensasse mais nas suas emoções e, com isso, ele buscou estudar ainda mais o assunto.
“É gratificante saber que meu trabalho está fazendo a diferença na vida das pessoas”, afirma Guga Brito. “Eu acredito que todos têm o potencial de transformar suas vidas, e eu estou aqui para ajudar a fazer isso acontecer.”
ENTREVISTA
Qual a sua formação e experiência na área de inteligência emocional?
Guga Brito – Minha primeira graduação foi em Administração de empresas, daí fiz uma pós em Gestão de Pessoas, desde então me dedico a estudar o comportamento humano. Em 2019, tive a oportunidade de fazer uma formação pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coach. Então, me especializei em Perfil Profissional, Inteligência Emocional e também tenho título de Professional Self Coach.
Por que você decidiu falar sobre inteligência emocional para estudantes da periferia de Eunápolis?
Guga Brito -Quando eu fiz esta formação pelo IBC, eu queria poder levar para o máximo de pessoas possível, estes ensinamentos. Pois são coisas que ultimamente as pessoas não falam “sobre” no cotidiano, principalmente os Jovens. Com tanta informação, com tanta tecnologia que temos atualmente, os jovens são os mais prejudicados com isso, pois em sua maioria não sabem utilizar todas essas informações de forma consciente, daí vem a briga interna pelo equilíbrio emocional. Percebi que falar de Gestão das emoções para os jovens, eu estaria ajudando não só eles, mas também as famílias deles. Desde 2019, já foram mais de 50 palestras, onde pude atender aproximadamente 1500 pessoas, entre eles jovens, professores e pais de alunos.
O que você espera alcançar com essas palestras?
Guga Brito – Meu objetivo com estas palestras, é poder contribuir de alguma forma com as pessoas, ajuda-las a administrar melhor suas emoções. Sei que um momento apenas como este é muito pouco diante do tamanho que é este assunto, mas, já é um começo, é a forma que encontrei de ajudar a transformar vidas.
Equipe da escola Eunice Reis, no Bairro Moisés Reis.
Quais são os maiores desafios que você enfrenta ao dar palestras para esse público?
Guga Brito – Não vejo como desafio, pois falar e levar um pouco do conhecimento que adquirir e dos estudos que venho fazendo, é verdadeiramente algo que me move e me faz bem. As vezes o que eu percebo, é que existem pessoas, que mesmo nos dias de hoje, ainda não estão abertos a falar de suas emoções, e percebo isso em minhas palestras pela inquietude das pessoas as vezes, pelas expressões e linguagem corporal, percebo que tem coisas que eu falo nas palestras, que incomoda um pouco as pessoas. Mas isso é normal, pois nós seres humanos temos a tendência de não querer mexer em algo que as vezes para curar também dói um pouco, mas é preciso.
Quais são as histórias de sucesso que você já ouviu de estudantes que participaram das suas palestras?
Guga Brito – Além de jovens alunos, os próprios professores e às vezes pais de alunos também participam da palestra, e já houve vários depoimentos de pessoas, me dizendo como que foram tocadas pelos assuntos que foram abordados, e como ela percebeu o quanto precisava melhorar e reorganizar suas emoções para poder ter uma vida melhor. Recentemente, em uma das palestras, um professor me relatou que depois de assistir a palestra, sua mente ficou acelerada e chegando em casa não conseguiu dormir, de tanto que tudo aquilo que ele ouviu mexeu com ele. É isso fez com que ele parasse e pensasse mais nas suas emoções e também, e com isso ele buscou estudar ainda mais o assunto. Assim, como este já tive vários depoimentos, pois toda vez que palestro é uma experiência nova, e mexe com as emoções das pessoas.
O que realmente lhe motiva e por que continuar dando esse tipo de palestras em escolas da periferia da cidade de Eunápolis?
Guga Brito – Eu nasci e cresci na periferia, sempre estudei em escola pública, sei e vivi o que muitos alunos jovens e adultos vivem, eu sei das dores de cada um, isso me comove.
Acredito que nas escolas públicas, de uma forma geral, as pessoas não tem tanto acesso a estas informações, e vejo que é preciso levar até elas.
Adicionar comentário