Início » Blog Layout 1 » Esfoliação capilar: para que serve e como fazer essa prática
Lifestyle

Esfoliação capilar: para que serve e como fazer essa prática

esfoliação capilar, assim como a da pele, é uma técnica que consegue remover células mortas acumuladas e outras impurezas do local. Isso é muito benéfico para os fios, que vão crescer mais saudáveis e bonitos.

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, a esfoliação capilar é como um detox para o couro cabeludo. “Assim como um solo desintoxicado favorece o crescimento de plantas, um couro cabeludo renovado promove fios fortes e saudáveis”, enfatiza.

A especialista também destaca que a prática é ainda mais essencial para quem tem os fios mais oleosos ou usam muitos produtos hidratantes, ou cremes de pentear, já que ela deixa o cabelo com menos oleosidade.

Mas não para por aí: a esfoliação capilar tem uma gama de outros benefícios para os fios e o couro cabeludo! Quer saber quais são eles e como aderir a essa técnica incrível? Veja a seguir:

Benefícios da prática

A esfoliação capilar é cheia de vantagens. Primeiramente, a massagem feita no couro cabeludo com os produtos esfoliantes melhora a circulação das proteínas no local, gerando madeixas mais fortes e bonitas. Esse fortalecimento e a desobstrução dos poros também fazem com que os fios cresçam mais rápido, principal chamariz da prática para muitas pessoas.

Outro benefício é que a esfoliação capilar ajuda a evitar a dermatite seborreica. Ou seja, nada daquela caspa chata e das feridas que aparecem quando o cabelo não está corretamente higienizado. Isso sem contar que os fios vão ficar bem mais brilhantes!

Viviane Coutinho conta ainda que a saúde capilar não é apenas uma questão estética, ela está intrinsecamente ligada à autoestima e ao bem-estar. Dessa forma, a esfoliação capilar também é vantajosa nesse sentido.

Passo a passo da esfoliação capilar

Antes de é importante consultar um dermatologista, para que ele possa te indicar os melhores produtos esfoliantes para o seu cabelo especificamente.

Depois, é só seguir esse passo a passo simples:

  1. Com o xampu esfoliante, faça movimentos circulares usando as pontas dos dedos no couro cabeludo. Evite causar fricção no resto dos fios
  2. Deixe agir por alguns minutos
  3. Enxágue
  4. Siga com o resto da sua lavagem comum, incluindo uma hidratação

Sobre a frequência da esfoliação capilar, ela vai mudar de cabelo para cabelo, contudo costuma ser mais ou menos uma vez a cada sete ou dez lavagens para quem precisa deixar os fios mais saudáveis. Se eles já estiverem bem, a quantidade pode ser menor.

Fonte: Alto Astral