A Festa de Iemanjá, uma das mais importantes celebrações religiosas afro-brasileiras, está sendo retomada com toda força. A tradição homenageia a deusa Iemanjá, mãe das águas, com oferendas, orações e danças.
A retomada com toda força significa que a comunidade está se esforçando para preservar e fortalecer a tradição cultural. Com a pandemia da COVID-19, muitas festividades foram adiadas ou canceladas, mas a Festa de Iemanjá tem sido mantida com a mesma intensidade e devoção dos anos anteriores.
Arraial
No Arraial a Festa de Iemanjá um dos eventos tradicionais no vilarejo chega a sua 22ª edição, com uma extensa programação, com início às 14h, na Praça São Brás. A festa como sempre conterá oferendas, cânticos, procissão e bênção do padre à comunidade são alguns dos ritos que envolvem ainda banho de cheiro e de pipoca, homenagens e cortejo no mar à uma das orixás, mais devotadas no Brasil.
Após o cortejo no mar, também terá programação festiva. A edição deste ano contará com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, que traz para as homenagens à Rainha do Mar, os shows de Filhos de Jorge e Cacimba Barrenta, a partir das 18h, na Praça São Brás.
Outros Locais
Santo André
Já em Santo André, no sábado, dia 4 é quando a comunidade fará a 10ª edição da festa, que tem início às 14h30, no Espaço Tangerina, com saída da imagem e procissão para o Píer João de Tiba às 16h. O espaço também promoverá a parte recreativa do festejo.
O evento vem crescendo a cada ano e contando com a participação voluntária e apoio de artistas locais, proprietários de escuna e empresários, além da Prefeitura de Santa Cruz Cabrália, através das Secretarias Municipais de Turismo e Cultura, que apoiam a festa culturalmente.
Trancoso
No distrito de Trancoso, a celebração no dia 2, acontece no Quadrado, a Festa de Iemanjá – Ilê Agra Modê, com organização do Pai Roni, às 10h30. Já às 16h, é a Praia dos Nativos que recebe a Homenagem a Yemanjá, a partir das 16h, com organização de Ile axé D’Omin e Awe Praia Trancoso.
By Porto News
Adicionar comentário