O Grupo Boticário emitiu uma retratação após a polêmica gerada pela sua campanha de marketing “Floratta Romances de Verão – Intensas em Caraíva”, veiculada recentemente. A empresa retirou os vídeos do ar em resposta ao repúdio expresso pela comunidade de Caraíva, localizada no litoral Sul de Porto Seguro.
A campanha, que mostrava as influenciadoras Duda Riedel, Julia Tedesco e Laura Brito em uma narrativa de busca por um amor de verão, foi alvo de críticas por não estar alinhada com as tradições e culturas locais do vilarejo.
Em uma nota oficial, o Grupo Boticário expressou seu respeito pelas belezas naturais de Caraíva e reconheceu o desconforto causado durante a passagem da equipe pelo vilarejo. A empresa destacou seu compromisso com ética, transparência e responsabilidade socioambiental, fundamentos que orientam suas ações ao longo dos mais de 46 anos de história.
O Conselho Comunitário e Ambiental de Caraíva, a Associação dos Nativos de Caraíva e a Associação Empresarial Caraíva manifestaram espanto e descontentamento em uma nota de repúdio conjunta. As entidades destacaram a necessidade de autorização para eventos na região, algo que não foi devidamente solicitado pela empresa.
O Instituto Chico Mendes (ICMBio) está apurando o caso e, caso irregularidades sejam confirmadas, pretende agir conforme a legislação vigente.
O Boticário, reconhecendo a relevância cultural, social e ambiental de Caraíva, assegurou estar tratando o tema com a devida atenção e prioridade. A retratação inclui a remoção das publicações das redes sociais da empresa como uma demonstração concreta do respeito à comunidade e suas tradições.
Veja a nota
Nós, do Boticário, admiramos e respeitamos as belezas naturais de Caraíva e acreditamos que elas estimulam conexões e experiências únicas – o que inspirou os conteúdos de Floratta Romance de Verão na região. Valorizamos principalmente sua relevância cultural, social e ambiental e o que representam para o país.
Lamentamos o desconforto causado a membros da comunidade durante nossa passagem pelo vilarejo e que não representam o que acreditamos e construímos em nossas relações e comunicações.
Tomamos conhecimento da nota e estamos tratando o tema com a devida atenção e prioridade. Em respeito, as publicações foram removidas de nossas redes sociais. Reforçamos nosso comprometimento, ética, transparência e responsabilidade socioambiental, que norteiam nossas frentes de atuação nesses mais de 46 anos de história.
Adicionar comentário