Início » Blog Layout 1 » Parada Geral 2023 da Veracel será realizada de 1º a 19 de março
Sem categoria

Parada Geral 2023 da Veracel será realizada de 1º a 19 de março

Unidade fabril da Veracel. Eunapolis/BA.

A Veracel Celulose, indústria com sede em Eunápolis (BA), realiza entre os dias 1º e 19 de março a edição 2023 da Parada Geral (PG) de suas atividades industriais. Durante esse período, as operações da fábrica são interrompidas para o reparo, a manutenção e o ajuste preventivo dos diversos maquinários. A PG tem como foco a segurança dos processos fabris e, como consequência, a estabilidade da fábrica, sua produtividade, além de melhorias no processo e inovações. A Veracel prevê alcançar no segundo semestre a produção histórica de 20 milhões de toneladas de celulose, e a Parada é uma das iniciativas que contribuem para a produtividade industrial.

“A Parada Geral faz parte da atuação contínua da Veracel na prevenção e na segurança dos seus colaboradores e de suas estruturas. Ela integra nosso esforço no fortalecimento permanente da confiabilidade dos nossos equipamentos fabris, por meio da melhoria constante. Além de mais seguros, buscamos, com essa ação, gerar ganhos com confiabilidade e produtividade”, comenta o diretor industrial da empresa, Ari Medeiros. 


A Parada gera ainda um importante efeito positivo para a atividade econômica em todo o território de atuação da companhia, na região Sul da Bahia, com a criação de milhares de empregos temporários e o fortalecimento da cadeia local de serviços, principalmente nos setores de alimentação, hospedagem e transporte. 


A PG de 2023 será a mais abrangente já realizada pela Veracel, em número de pessoas envolvidas, atividades realizadas e período de duração. Ao todo, serão mobilizados 2.952 trabalhadores temporários, que vão atuar na fábrica para realizar todas as atividades previstas — são 367 trabalhadores a mais do que o número de pessoas que atuou na Parada Geral anterior, realizada em 2021. 


A Veracel e as empresas parceiras envolvidas têm como foco a contratação de mão de obra local. Do total de trabalhadores que atuarão na PG, 373 são da região – das cidades de Eunápolis, Itapebi, Itagimirim e Belmonte – e o conjunto dessas contratações locais representa um montante financeiro direto de R$ 3,4 milhões. 


As equipes envolvidas na PG ficarão hospedadas nas cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Itapebi, Itagimirim, Belmonte e Santa Cruz Cabrália. Haverá um total de aproximadamente 1,4 mil pessoas hospedadas nesses municípios.


Um dos principais destaques na edição 2023 da PG será a lavagem da caldeira de recuperação química, estrutura utilizada para a fabricação de celulose e que gera energia, aproveitada no próprio processo de fabricação. O objetivo dessa ação é garantir maior segurança do equipamento, das pessoas envolvidas no seu uso e, de forma secundária, gerar ganhos de performance. Esse processo inédito na caldeira é apenas uma entre diversas atividades que serão realizadas neste ano nos equipamentos utilizados em todas as fases do processo de produção da celulose.


A PG é um evento previsto na NR13 (Norma Regulamentadora), que estabelece a obrigatoriedade na manutenção de equipamentos. 

Para realizar a Parada Geral de 2023, a Veracel adotou medidas de proteção contra a Covid-19. Será obrigatório o uso de máscaras cobrindo a boca e nariz para utilização de transportes da empresa e em situações de aproximação menor que 1,5 m entre duas ou mais pessoas, além ser imprescindível ter o esquema vacinal completo para atuar na PG e testagem Covid em um período máximo de 72 h antes do acesso.

About the author

Redação

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário