No dia 18 de março, Porto Seguro receberá a seletiva regional do XI Festival Nossa Arte. O evento, que vai acontecer no SESC, é organizado pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) em parceria com a Apae do município. O objetivo é selecionar os candidatos que participarão da competição final em maio, em Guanambi. Estarão presentes artistas apaeanos das cidades de Guaratinga, Itanhém, Mucuri, Canavieiras, Ilhéus, Una, Érico Cardoso e Porto Seguro.
“Essa etapa é uma demonstração do que será o festival. Desde já estamos ansiosos e na expectativa para prestigiar e aplaudir cada um de nossos artistas. É um momento de grande emoção não só para eles, mas também para os acompanhantes, profissionais e para o público no geral”, conta Narciso Batista, presidente da Feapaes-BA.
Uma equipe de jurados terá a missão de avaliar as apresentações artísticas. As modalidades são: dança (todos os estilos, incluindo danças de ruas, populares e folclóricas); música (instrumental, vocal, banda, fanfarras); artes literárias (poesia, literatura de cordel, conto e prosa); artes visuais (pintura, desenho, gravura, fotografia, cerâmica, escultura, instalação, maquete, mosaico, reciclagem e artesanato em geral); e teatro (tragédia, comédia, drama, sátira).
Para Antônio Marques, coordenador de Artes da Feapaes-BA, o festival é uma oportunidade de dar visibilidade aos talentos dos assistidos e é um estímulo para o desenvolvimento da confiança e da autoestima. “A arte tem um papel primordial na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, pois favorece a reabilitação e a formação, além de permitir que se expressem e compartilhem suas histórias”, pontua.
De acordo com Iolanda Pires, presidente da Apae de Porto Seguro, sediar um evento de tamanha importância para o movimento é uma grande oportunidade. “O festival promove vivências e experiências a partir da prática artística e do compartilhamento da expressão da arte e da cultura”, pontua.
Adicionar comentário