Após 21 anos, Porto Seguro vai voltar a ser a capital do Triathlon de Longa Distância do Brasil. A cidade foi escolhida para sediar a prova única do Campeonato Brasileiro de Triathlon de Longa Distância, que classificará os melhores triatletas amadores para o Mundial de 2023.
Segundo os organizadores, a disputa terá a maior premiação do Brasil para os triatletas profissionais. O slogan da competição já foi definido: “Triathlon Porto Seguro, a história continua…”.
Ainda conforme a organização, as inscrições, exclusivas para Triatletas Federados do Brasil, vão abrir em breve. Os atletas poderão ser avisados preenchendo formulário eletrônico da competição.
A prova terá a chancela da Confederação Brasileira de Triathlon – CBTri e será realizada pela Federação Baiana de Triathlon – FEBATri com o apoio da Vida Sports e parcerias com o Governo Estadual da Bahia, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, Prefeitura Municipal de Porto Seguro, Secretaria de Turismo de Porto Seguro e das autarquias Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia – SSP-BA, Polícia Rodoviária Federal e demais parceiros.
História
Porto Seguro foi palco de batalhas entre grandes ídolos nacionais e internacionais do Triathlon de Longas Distâncias no Brasil. Em 1991, aconteceu a primeira seletiva no Brasil para o Mundial do Ironman no Havaí.
As provas eram organizadas por Djan Madruga, atleta cinco vezes finalista olímpico de natação e recordista da modalidade de natação da etapa Kona de Triathlon, no Havaí. Até 1996, as provas em Porto Seguro eram somente na distância Meio Ironman, quando ainda não existia o termo 70.3. Em 1997, aconteceu uma prova em Porto Seguro na inédita distância 2/3 (dois terços) do Ironman e no ano seguinte, em 1998, no mesmo local o primeiro Ironman oficial do Brasil.
Em 2001, um grupo de Brasileiros compraram a franquia Ironman e transferiram a principal prova para Florianópolis, que persiste até os dias atuais.
Os Anos Dourados do Triathlon de Longa Distância do Brasil em Porto Seguro tiveram como protagonistas os ídolos e heróis Armando Barcellos, Alexandre Ribeiro, Leandro Macêdo, Oscar Galindez, Marcus Ornellas, Gustavo Garzon, Maximiliano, João Paulo Diniz, Ken Glah, Cristian Bustos, Henrique Myashiro, Roger de Moraes, Michel Bogli, Alex Begg, Rubben Chappins, Fernanda Keller, Cláudia Cortes, Luane Park, Cristina Carvalho (in memoriam), Nelma Raizer, além da brilhante participação dos Baianos Gervásio Dionísio, Antônio Marcos do Nascimento, Sandra Midlej, Igor Costa, Maria Alice West, Claudia Mattedi, Alvaro César e tantos outros.
Adicionar comentário