Por Fabio Del Porto
No último domingo, dia 24 de setembro, a Pastoral da Pessoa Idosa realizou o IX Encontro “De Bem com a Vida”, em Eunápolis, Bahia. O evento contou com a participação de cerca de 280 pessoas idosas, além de voluntários e representantes de instituições e empresas que apoiaram a iniciativa. O evento deu a oportunidade de celebrar a vida e a importância da pessoa idosa na sociedade.
“De Bem com a Vida”
Eunápolis – O domingo, 24, foi repleto de atividades, como oficinas, palestras, músicas e atividades físicas, tudo isso dentro de um clima de alegria e apreço a vida. O “De Bem com a Vida”, que celebrou a sua nona edição, veio com objetivo de proporcionar momentos de alegria, respeito e dignidade para as pessoas idosas, além de conscientizar a sociedade sobre a importância desse público.
O evento aconteceu no Colégio IASC e contou com uma programação diversificada, onde os participantes puderam aprender sobre diversos temas, como saúde, bem-estar, direitos das pessoas idosas e participação social.
A presidente do conselho municipal da pessoa idosa e líder da Pastoral da Pessoa Idosa da comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro, Dina Borges, em Eunápolis, Jaqueline de Sousa, destacou que a pastoral preparou o evento com muito amor, respeito e dignidade. “Mostramos aos idosos que eles são pessoas importantes nas famílias e na sociedade”, afirmou.
A coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Tarcilia Brioschi Sartório,( em primeiro plano, e parte da equipe de voluntárias ) também avaliou positivamente o evento, afirmando que o evento foi um sucesso e que superou as expectativas. “Foi um momento de alegria, amor e companheirismo”, disse.
Em um texto divulgado pela pastoral na tarde de ontem apresentou a palavra do Padre Luiz, da diocese de Eunápolis declarando que “Este final de semana foi marcado pela jovialidade e alegria; virtudes que salvam o mundo”, afirmou.
Os organizadores já se preparam para a próxima edição do encontro, que acontecerá em 2024. O evento é uma importante iniciativa para valorizar a pessoa idosa e promover a inclusão social e também uma previa para o dia 1º de outubro, dia Mundial da Pessoa Idosa, onde esse assunto volta a ficar em destaque, já que em 14 de dezembro de 2020 a Assembleia Geral da ONU proclamou a Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2021–2030) – uma colaboração global, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que reúne governos, sociedade civil, agências internacionais, profissionais, academia, mídia e iniciativa privada, em prol de melhorias para a vida dos idosos.
“A Pastoral da Pessoa Idosa tem essa preocupação de sempre mostrar à pessoa idosa que a autoestima deve ser tratada a todo custo, evitando e lutando contra o preconceito”, afirmou Jaqueline de Sousa.
Fabio Del Porto apresentou o evento
Adicionar comentário