Início » Blog Layout 1 » Tradição e fé: Festa de São Brás deve reunir público de devotos, moradores e turistas
Cultura Turismo

Tradição e fé: Festa de São Brás deve reunir público de devotos, moradores e turistas

A tradicional festa de São Brás, o padroeiro do distrito de Trancoso, inicia na próxima quinta-feira, 2, com programação também na sexta-feira, 3, no famoso Quadrado. A abertura está marcada para às 20h, do dia 2, com o retorno da roda de capoeira, da Associação Capoeira Sul da Bahia. Em seguida, o esperado Samba de Couro, com músicas tradicionais, cantadas pelos nativos da região.

A festa continua madrugada a dentro do dia 3, com shows de forró do Trio Clandestino e Trio Marajó, fazendo um gosto arrasta-pé. Mas é às 5h da madrugada, a hora de buscar o mastro, feito pelo artista nativo de Trancoso, Valquito Lima. Essa primeira parte da festa se encerra por volta das 7 da manhã, sempre um momento mágico para a comunidade e visitantes.

No período da tarde, a programação litúrgica envolve uma missa solene, ministrada pelo padre Marconi, antecedendo, às 16h, a procissão de São Brás, que sai da Igreja São João Batista e passa em frente à casa de festas. O clímax do evento é a subida do mastro, por volta das 17h, ao som de muito samba de couro, reunindo um público estimado em três mil pessoas, entre nativos, pessoas de municípios vizinhos e turistas de todo o Brasil.

Os festeiros deste ano, Fabiano Botelho (Bibo) e Paulo Henrique contam que o evento é uma diversão para moradores e turistas, mas, principalmente, manifestação cultural e de fé, dos devotos ao padroeiro. “São Brás foi um homem de fé, valoroso médico que não só curava as pessoas de suas doenças, mas também dos males da alma. Tinha grande compaixão dos mais necessitados e usava de seu oficio para ajudar a todos sem discriminação”, destacam.

A festa faz parte do calendário de eventos do município, apoiada pela Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria de Turismo, com a campanha de verão ‘Lembranças Que Dão Saudade”.