Atual Gerente de Produtos Bahia da CVC Corp, uma das maiores empresas de turismo do Brasil. Com uma jornada inspiradora Aroldo Simões inicia a sua vida profissional como designer gráfico e, desde então, vem se dedicando intensamente para crescer e alcançar seus objetivos. Destacou na CVC desde o início, mostrando grande habilidade em lidar com clientes. Ele passou por diversas posições dentro da empresa. Hoje, Aroldo é um dos principais responsáveis pelo sucesso da CVC na Bahia, liderando uma equipe de profissionais dedicados a criar e desenvolver novos pacotes turísticos na região. Sua visão inovadora e sua paixão são fundamentais para o sucesso.
Poucos sabem que você iniciou a sua carreira profissional como Designer Gráfico em uma gráfica. Qual foi o caminho que o levou a se tornar Gerente de Produtos Bahia da CVC Corp? Quais são suas principais responsabilidades nesta função e Como você se sente ao assumir a gerência de produtos Bahia na CVC Corp?
Aroldo: Comecei minha carreira profissional como Designer em uma gráfica e foi essa profissão que me levou para a hotelaria. André, Deisi, Cláudio, Vinicius e Cléber foram pessoas que me apoiaram muito e tiverem um papel muito importante para que eu desse o primeiro passo no turismo. Já dentro da hotelaria, trabalhei com excelentes profissionais (Luís, Humberto, Gleidson e Jamilly) que aprendi muito e fui me desenvolvendo. Passei por agente de reserva e coordenador comercial onde participava de feiras e já negociava com os principais players do mercado, e isso me fez chegar na vaga de Negociador de Porto Seguro pela CVC Viagens. Eu estava me preparando e desenvolvendo técnicas importantes para dar o próximo passo em minha carreira, fiz curso de oratória, terminei minha graduação em ADM e por último finalizei o MBA in Company pela escola de Negócios Saint Paul em Gestão de Pessoas e Transformação Digital. Após 6 anos de CVC Corp, onde comecei como Supervisor de Produtos Porto Seguro, passei por Especialista de Produtos Porto Seguro e Coordenador de Produtos do Sul e Extremo Sul da Bahia, fui promovido a Gerente de Produtos Bahia no início 2023. É muito bom trabalhar em uma empresa que reconhece o colaborador e dá oportunidades de desenvolvimento. Assumir a gerência da Bahia é um passo muito importante em minha carreira profissional onde estou responsável pela contratação de produtos terrestre.
Como você avalia o potencial turístico da Bahia? Quais são os principais desafios que a região enfrenta no setor de turismo?
“A Bahia é linda e não estou falando isso porque sou Baiano (rs)”.
Temos belezas exuberantes, desde praias a cachoeiras, turismo de lazer e negócios, e um potencial muito grande no desenvolvimento de novos destinos. Nosso principal desafio nesse momento é o valor do aéreo, temos destinos da Bahia que precisamos fretar aviões para que o nosso cliente consiga chegar. A CVC Corp tem implementado iniciativas de turismo sustentável e responsável. Quais são as medidas que a empresa está adotando para preservar o meio ambiente e a cultura local? Esse é um tema de extrema importância. Precisamos preservar nossos destinos e gerar o mínimo impacto possível para que nossos filhos e netos e toda comunidade local possa usufruir das belezas naturais que temos hoje. Estamos no pacto global da ONU e no ano passado a CVC Corp, em parceria com o SENAC, proporcionou um curso de Sustentabilidade para todos os colaboradores e receptivos locais, tornando-os multiplicadores da sustentabilidade em todos destinos que estamos presentes.
A pandemia afetou o setor de turismo na Bahia, especialmente em Porto Seguro e como a CVC Corp tem se adaptado a retomada do setor pós pandemia?
A Pandemia foi um período muito difícil para todo o turismo, apesar de todas as dificuldades, seguimos honrando nossos compromissos com fornecedores e clientes. Não suspendemos nenhum pagamento de faturas aos nossos parceiros e começamos uma operação para trazer todos nossos clientes para suas casas. Logo quando o Brasileiro voltou a viajar, percebemos uma tendência do turismo rodoviário, utilizando seu próprio carro, e um aumento de noites em sua estada devido ao Home Office. As origens que mais impactaram Porto Seguro foram: Espirito Santo, Bahia e Minas Gerais devido à proximidade.
Quais são os planos da CVC Corp para expandir sua presença na Bahia e principalmente em Porto Seguro?
Hoje com o Gerente do Produto Bahia morando na Bahia, estaremos cada vez mais próximos dos nossos parceiros comerciais. Essa presença é muito importância para o nosso negócio. Salvador, Comandatuba, Ilhéus e Porto Seguro são os aeroportos que temos assentos exclusivos nos voos, sendo Porto Seguro o destino top 1 em fretes. Estamos com uma ação em parceria com a Secretaria de Turismo de Porto Seguro onde montamos um calendário de Road Shows e capacitações aos agentes de viagem de nossos principais polos emissores.
Como a CVC pretende diferenciar a oferta de produtos Bahia da CVC Corp em relação a outras empresas do setor?
Trabalhamos com serviços e produtos exclusivos onde o cliente só encontra em nossas lojas ou agentes credenciados. Um exemplo são nossos voos, só tem em nosso sistema! Temos opções para todos os bolsos e gostos, e a assessoria do nosso vendedor faz toda diferença para encontrar o produto ideal para cada cliente.
Quais são as tendências atuais do mercado de turismo na Bahia e como a CVC Corp está se preparando para aproveitá-las?
Temos um 2023 muito bom para todos que gostam de viajar e conhecer novas culturas. Muitos feriados prolongados e nesse momento do ano já temos clientes comprando férias de julho. Em nosso sistema eles encontram condições especiais e produtos personalizados. Já o vendedor conta com nossa nova plataforma de vendas, o Atlas, sistema mais leve e intuitivo que está fazendo a diferença! Hoje já está liberado para todas as lojas CVC e em breve em todas as Agências multimarcas.
Aroldo, sempre acreditei em você,muito dedicado em tudo.Grande líder de equipe, onde tenho muito orgulho de ter feito parte,um amigo pessoal que tenho em minha vida .Parabéns!!!