Início » Blog Layout 1 » Veracel adere à tecnologia digital para aprimorar a gestão de suas ações de responsabilidade social
Negócios

Veracel adere à tecnologia digital para aprimorar a gestão de suas ações de responsabilidade social

A Veracel, indústria de celulose do Sul da Bahia, tem investido cada vez mais em transformação digital para desenvolver soluções sistêmicas que trarão ainda mais eficiência, segurança e agilidade às suas atividades. Alinhada a essa estratégia, a área de Responsabilidade Social da empresa acaba de implementar o uso de uma ferramenta digital que aprimora seus processos de gestão social, garantindo maior rastreabilidade, segurança e visibilidade e beneficiando, assim, seu relacionamento com a comunidade e com os seus parceiros.

Chamada de “Sociall”, a ferramenta foi desenvolvida pela INFLOR. Esse processo, que conta com a parceria direta do time de Tecnologia da Informação da empresa, tem como objetivo gerenciar as diferentes ações da área, como solicitações da comunidade, apurações de dados, inventários de comunidades e ações de investimento social realizadas no território. Isso facilitará a visibilidade de todas essas informações, promovendo mais eficiência, segurança, rastreabilidade e agilidade.

Com a novidade, a Veracel aprimora a gestão dessas informações, facilita o trabalho de suas equipes e otimiza o tempo de resposta para as comunidades e parceiros. Também será possível gerir e conduzir os processos internos de forma muito mais eficiente e segura. Isso vai facilitar as tomadas de decisão da empresa e ampliará a qualidade de seu trabalho social junto às mais de 145 comunidades das 11 cidades que compõem o seu território de atuação.

“Essa ferramenta fortalecerá ainda mais a nossa gestão social. Teremos mais robustez na rastreabilidade dos dados e na velocidade com que apuramos, trabalhamos e avançamos com nossas ações de responsabilidade social”, explica Izabel Sousa, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Veracel. “Essa implementação é a consolidação da base necessária para a construção de uma gestão empresarial ainda mais forte. É importante para a aplicação dos conceitos de ESG, que buscamos fortalecer e implementar cada vez mais em nossas atividades”, complementa a coordenadora.

Entre os diversos módulos da nova ferramenta, um ganho importante foi a reativação do portal do solicitante no site da Veracel. Com isso, a comunidade e os parceiros poderão enviar assuntos relevantes e demandas sociais para a avaliação da empresa de forma prática e completa. A ferramenta ainda permitirá um acompanhamento constante dessas solicitações, para agilizar o retorno aos pedidos. 

“A ferramenta faz parte de uma estratégia corporativa que traz as tecnologias digitais como caminhos de inovação e aderência a um novo momento da Veracel. Trata-se de um conjunto de iniciativas que têm o mesmo objetivo: transformar digitalmente a companhia, trazendo mais eficiência, otimização de processos, segurança e facilidade na visibilidade e leitura de dados de forma transversal”, afirma Rômulo Andronhuc, gerente de Tecnologia Informação da empresa.

Investimentos sociais da Veracel

A Veracel atua para promover o desenvolvimento sustentável de sua região de atuação. Em 2022, a empresa realizou investimentos sociais da ordem de R$ 13 milhões, contemplando coletivos rurais, comunidades de pesca e indígenas, diversas associações comunitárias, projetos de agricultura familiar, iniciativas de geração de renda e de educação, além de ações para apoiar a região Sul da Bahia em situações de grandes impactos sociais, como as chuvas que atingiram a região em 2021. Essas ações beneficiaram diretamente 16 mil pessoas.

Desde 2021, a empresa se tornou signatária dos seguintes movimentos de diversidade e inclusão: Mulher Florestal do Ibá (Indústria Brasileira de Árvores Plantadas), ONU Mulheres, Coalização Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, Coalização Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, Rede Empresarial de Inclusão Social e Fórum das Empresas pelo Direito LGBTI+

About the author

Redação

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário